JOEL XAVIER | BIO

PRÉMIOS

*"1º PRÉMIO" no Concurso de Guitarra da NAMM-SHOW em Los Angeles (com apenas 19 anos num total de 70 guitarristas). Este prémio fez Joel Xavier ser considerado pela imprensa Norte Americana como um dos 5 melhores guitarristas dos Estados Unidos desse ano.

*Aos 23 anos, é seleccionado em Espanha como um dos MELHORES GUITARRISTAS LATINOS DO MUNDO juntamente com Larry Coryell, Bireli Lagrene, Tomatito, Luis Salinas e Rene Toledo para gravar "Palabra de guitarra Latina" para a BMG-Espanha.

*"MELHOR GUITARRISTA DE 2006".Atribuido pela Rádio Central de Leiria. Entregue pelas mãos do Governador Civil de Leiria.

GRAVOU E TOCOU COM

RON CARTER, TOOTS THIELEMANS, LARRY CORYELL, MICHEL CAMILO, ARTURO SANDOVAL, PAQUITO D'RIVERA, RANDY BRECKER, STANLEY JORDAN, RICHARD GALLIANO, BIRELI LAGRENE, JOEY DEFRANCESCO, TOMATITO, DIDIER LOCKWOOD, LUIS SALINAS, RENE TOLEDO...

TOCOU EM

USA, CUBA, BRASIL, UK, FRANCE, ITALY, NETHERLAND, GERMANY, AUSTRIA, SPAIN, PORTUGAL, CZECH REPUBLIC, MAROCOS, CAP VERT

PRINCIPAIS FESTIVAIS DE JAZZ / GUITARRA / WORLD

HAVANA JAZZ FESTIVAL "JAZZ PLAZA", CUBA

LE MANS JAZZ FESTIVAL "JAZZ DE MARS",FRANCE

RIO DE JANEIRO JAZZ FESTIVAL "CHIVAS",BRASIL

SÃO PAULO JAZZ FESTIVAL "CHIVAS",BRASIL

WALES JAZZ FESTIVAL "BRECON JAZZ",U.K.

USTI NAD LABEM JAZZ & BLUES FESTIVAL,CZECH REPUBLIC

ALMERIA JAZZ FESTIVAL,SPAIN

RABAT JAZZ FESTIVAL "OUDAYAS",MAROCOS

VIANA DO CASTELO JAZZ FESTIVAL,PORTUGAL

MÜNSTER JAZZ & WORLD FESTIVAL "MÜNSTERLANDFESTIVAL",GERMANY

VIANA DO CASTELO BLUES FESTIVAL,PORTUGAL

BARCELONA GUITAR FESTIVAL,SPAIN

PRAGUE GUITAR FESTIVAL,CZECH REPUBLIC

GUITAR MEETING IN LISBON,PORTUGAL

SAL ISLAND GUITAR FESTIVAL,CAP VERT

MURCIA WORLD FESTIVAL "MUSICAS DEL ALMA",SPAIN

MUSIC WORLD'S DAY FESTIVAL IN MADRID,SPAIN

SAL ISLAND WORLD FESTIVAL "FESTIVAL DA PRAIA",CAP VERT

SANTA MARIA ISLAND WORLD FESTIVAL "MARÉ DE AGOSTO",PORTUGAL

CD`s

"18" Lisboa (BMG-PORTUGAL 1991)

"Sr. Fado" Lisboa (BMG-PORTUGAL 1996)

"Palabra de guitarra latina" Featuring: Larry Coryell, Tomatito, Bireli Lagrene, Luís Salinas, Rene Toledo Palma de Maiorca (BMG-SPAIN 1997)

"Latin Groove" Featuring: Michel Camilo, Arturo Sandoval, Paquito D`Rivera, Larry Coryell Miami/Nova York (JXP 1999)

"Lusitano" Featuring: Richard Galliano Lisboa (ZM 2001) "Lisboa" Featuring: Toots Thielemans Lisboa/Holanda (ZM 2003)

"Joel Xavier & Ron Carter - in New York" Featuring: Ron Carter Nova York (JXP 2004)

"Saravá" CD & DVD Live in Lisbon (JXP 2008)

 

Nasceu em Lisboa no dia da Revolução dos Cravos - 25 Abril 1974!

Aos 15 anos começa a estudar guitarra como autodidacta.

Aos 16 anos assina pela BMG um contracto para 2 álbuns.

Aos 17 anos grava o 1º álbum "18".

Aos 19 anos vence o concurso de guitarra da "NAMM-SHOW" em Los Angeles, num total de 70 guitarristas, tendo sido considerado pela crítica americana, como um dos 5 melhores guitarristas do ano nos Estados Unidos.

Aos 22 anos grava o 2º álbum "Sr. Fado".

Aos 23 anos é considerado um dos melhores guitarristas latinos do Mundo juntamente com Larry Coryell, Bireli Lagrene, Tomatito, Luis Salinas e Rene Toledo para gravar "Palabra de guitarra Latina" para a BMG-Espanha. Actua juntamente com os musicos que gravaram o álbum no "1º MIDEM LATINO" em Miami e efectua uma digressão pelos melhores auditórios e praças de touros de Espanha, tais como o "Palau de La Musica" em Barcelona ou a "Praça de Touros" de Palma de Maiorca.

Aos 25 anos grava "Latin Groove" no estúdio particular de Arturo Sandoval em Miami com a participação especial de Paquito D`Rivera, Michel Camilo, Larry Coryell e do próprio Sandoval. O cd é apresentado ao vivo em Lisboa no "Teatro Maria Matos", é gravado pela RTP e é transmitido diversas vezes pela RTP 1, RTP 2, RTP Internacional e RTP África.

Nesse ano, recebe o endorsement de uma das mais prestigiadas marcas de guitarra - "GIBSON".

A convite de Chucho Valdés actua no Festival Internacional de Jazz de Habana "Jazz Plaza 2000" ao lado de Herbie Hancock, Nicholas Payton, Roy Hargrove, Chucho Valdés, Dave Valentin, Danilo Perez, Kenny Barron, Ronnie Mathews, Chano Dominguez, Jorge Pardo, Carles Benavent e Jane Bunnet entre outros.

Aos 26 anos actua no "Festival de Guitarra de Barcelona" juntamente com Paco de Lucia, Vicente Amigo, Tomatito, John Williams e Ichiro Suzuki.

Em Abril de 2001 convida Bireli Lagrene e Juan Manuel Cañizares a realizar o "1º Encontro de Guitarras em Lisboa".

Aos 27 anos grava "Lusitano" com a participação especial de Richard Galliano e começa uma nova etapa musical na sua carreira. Inspirado e influenciado pelo "Novo Tango" de Astor Piazzola e pela "Nova Musette" de Richard Galliano, Xavier cria uma nova linguagem musical entre a musica tradicional portuguesa o "Fado" e o "Jazz". Em Abril de 2001, apresenta "Lusitano" ao vivo juntamente com Richard Galliano em Lisboa e em Viana do Castelo.

Em Agosto de 2001 actua com Joey DeFrancesco no "Festival de Jazz de Viana do Castelo".

Em 2003 grava "Lisboa" continuando o projecto musical iniciado em "Lusitano" e convida Toots Thielemans e Carlos do Carmo a participarem no mesmo.

No início de 2003, Xavier é convidado por Richard Galliano a integrar o seu Trio Acústico juntamente com Jean Phillipe Viret (contrabaixista de Stephane Grappelli) e actua em alguns dos mais importantes festivais de Jazz do Mundo (França, Inglaterra, Brasil…).

Em 2004, é convidado pelo Instituto Camões, a ser o representante de Portugal no "Festival de Jazz da Comunidade Europeia", realizado em Rabat, Marrocos".

Em Agosto de 2004, actua com Didier Lockwood nos claustros do "Palácio de Mafra".

Aos 30 anos, grava a duo com Ron Carter em Nova York - "Joel Xavier & Ron Carter, in New YorK". Gravado a 24 de Setembro de 2004 num dos míticos estúdios de Manhatan, este CD regista o encontro entre Joel Xavier e a lenda do Jazz, considerado o melhor contrabaixista de Jazz de todos os tempos - Ron Carter.

Em Agosto de 2005, o cd é apresentado ao vivo nos claustros do "Palácio de Mafra", é gravado pela RTP e é transmitido pela RTP1, RTP2, RTP Internacional, RTP África e pelo canal francês de música - MEZZO.

Em 2006 recebe o prémio de "Melhor Guitarrista do Ano" pela Rádio Central de Leiria.

A 28 e 29 de Julho de 2007, Joel Xavier e Ron Carter realizam dois concertos especiais de "Standards de Jazz" no "Festival de Jazz de Viana do Castelo 2007" e no "Casino da Figueira da Foz".

Em Dezembro de 2007, grava um cd de inspiração Lusofona " SARAVÁ" (CD & DVD), ao vivo no "Teatro São Luiz" em Lisboa.

"SARAVÁ" é um cd de fusão entre ritmos oriundos do Brasil e de África tais como o samba, a culadera, a bossa-nova, o baião, o maracatu, e o semba.

Após uma longa digressão por Portugal e pelo Mundo em apresentação do "Saravá", em Maio de 2009 toca no Centro Cultural de Belém em Lisboa com a participação especial do trumpetista Norte Americano "Randy Brecker".

Em Julho de 2010 é convidado para tocar a Duo com "Stanley Jordan" no Festival de Jazz de Viana do Castelo.

1991-2011 "BACK TO THE BLUES 20'YEARS AFTER"

Na comemoração dos 20 anos de carreira, JOEL XAVIER regressa aos BLUES com um Power Trio tal como em 1991 quando assinou o seu 1º contrato pela Polygram. "Everyday i have the blues", "Hoochie coochie man, "The thrill is gone", "Just a gigolo", "Mustang sally", "Sweet home Chicago", "HIt the Road Jack" e "Let the good time roll", são algúns dos clássicos dos blues interpretados por Joel Xavier.